El Puerto de Santa María, Andaluzia, Espanha
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Idade Antiga
A civilização romana também habitou estas terras, restos desta cultura foram encontrados aquando da remodelação da Praça de Isaac Peral, localizada no centro da cidade. Nele foram encontrados esqueletos e alguns objetos como anéis, vasos, etc.
Idade Média
Período andaluz
Em 711 os muçulmanos enfrentaram o exército visigodo na Batalha de Guadalete, que marcou a entrada dos árabes na península. A partir desse momento, a cidade passou a fazer parte do território muçulmano com o novo nome de Amaría Alcanter, Alcanate ou Alcanatif, que alguns pesquisadores traduzem como Puerto de las Salinas, Arco ou Puente. Naquela época, era apenas uma casa de fazenda dependente da vizinha Šeriš, [8] a atual Jerez de la Frontera.
Cantiga de Santa María 328, texto em PDF de partituras.
Conquista castelhana
´´A Alfonso X El Sabio (1221 - 1284) que fez de El Puerto de Santa María um município independente ao conceder foral em 1281 e dedicado à imagem que se conserva dentro deste santuário, a fortaleza 24 de suas canções conhecidas como El cancionero de Santa María de Porto´´
Em 1260, Alfonso X, o Sábio, conquistou a cidade dos muçulmanos e mudou seu nome árabe de Alcanatif para Santa María del Puerto. Este fato é o argumento do texto da Cantiga de Santa María nº 328, que faz parte do Cancionero de Santa María del Puerto. Este monarca organizou a distribuição das terras e concedeu a Carta de Puebla, passando a fazer parte da Coroa de Castela, desde então, como território do Reino de Sevilha. Em 1279, Alfonso X concedeu o senhorio de El Puerto de Santa María à Ordem de Santa María da Espanha, embora a ordem tenha desaparecido em 1280. Sancho IV a vendeu em 1284 a Benedetto Zaccaría, de quem Guzmán el Bueno comprou a metade em 1295 ou 1299, dependendo da fonte. Em 1306, esta metade foi contribuída como dote por Leonor de Guzmán, neta de Guzmán el Bueno, para seu casamento com Luis de la Cerda. Em 1357 todo o município foi unificado sob o mesmo senhorio e em 1369 Bernardo de Foix, marido de Isabel de la Cerda, recebeu o Concelho de Medinaceli, origem da casa nobre homônima. Em 1479 seus descendentes receberam o título de Condes de El Puerto de Santa María. [9]
Idade Moderna
Cristóvão Colombo, entre 1483 e 1486 (embora alguns pesquisadores apontem para o período de 1490-91), foi hóspede dos senhores de El Puerto e recebeu uma contribuição para empreender a jornada que o levaria à descoberta do Novo Mundo. Colombo também estava em El Puerto em 1493, preparando a segunda viagem. Aqui foi equipado o Santa María, propriedade do marinheiro Juan de la Cosa, que foi piloto de Colombo em 1492, e que em 1500, em El Puerto de Santa María, data o primeiro mapa que inclui a América.
Quando falamos sobre o Discovery of America, estamos falando de um evento que abrange uma infinidade de aspectos. Por um lado, o fato científico em que se verifica a teoria da Terra como esfera; de outro, a mudança que ocorre a partir de então na ordem econômica e política mundial. E por fim, o encontro de mundos, novos entre si, que até então não haviam tido contato, ou pelo menos de forma muito evidente. Esses três aspectos são mais palpáveis nas cidades diretamente envolvidas neste evento, como é o caso de El Puerto de Santa María.
Já no início do século XV, as ruas da cidade tornaram-se um aglomerado de mercadores vindos do Novo Mundo, sendo Puerto de Santa María um dos primeiros locais onde se pode ver e comprar produtos do outro lado da cidade. oceano. Sua infraestrutura em estaleiros, instituições comerciais e formação de marinheiros e navegadores, a colocava à frente da maioria das cidades portuárias.
Séculos 16 e 17
Mapa feito em El Puerto por Juan de la Cosa em 1500. É o primeiro mapa que mostra o continente americano de forma indiscutível.
O Porto passa a ser sede da Capitania Geral do Oceano Mar, o que implica estar constantemente a par dos desenvolvimentos políticos internacionais, com os quais todos os acontecimentos históricos se registaram de forma muito direta na evolução da cidade.
A sua condição mercantil configurou-a como residência de mercadores (Carregadores das Índias), que, construindo as suas luxuosas moradias, formaram um conjunto monumental pontilhado de Casas-Palácios e vários edifícios civis e religiosos, dos quais ainda podemos usufruir na sua maior parte.
E por último mas não menos importante, o futuro desta cidade, acostumada a receber viajantes de todos os cantos do mundo, e a variedade de origens de seus habitantes, fez dela um lugar onde todos aqueles que vêm se encontrar. um pouco de sua própria história.
Durante os séculos XVI e XVII, El Puerto foi estufa e base das Galeras Reales e quartel-general da Capitania Geral do Mar Oceano, como já mencionamos. Este fato determinaria seu papel de liderança na preparação de importantes expedições navais de caráter militar. É interessante visitar a Plaza de las Galeras Reales, o centro nevrálgico da vida da cidade no passado e do turismo hoje.
Desembarque do Rei Ferdinand VII em El Puerto de Santa María, em 1 de outubro de 1823.
século 18
Proclamada Rei Felipe V, a cidade pede a adesão à Coroa, o que acontece no dia 31 de maio de 1729, quando a Corte se muda para passar o verão aqui naquele ano e no próximo. O personagem do verão virou moda na cidade quando, em 1729 e 1730, Felipe V, o primeiro dos Bourbons, a escolheu como sua residência oficial de verão.
Idade Contemporânea
O século das luzes, com uma importante atividade comercial e um grande número de magnatas iluminados instalados na cidade, daria lugar nos primeiros anos do século 19 a uma cidade que foi convertida em quartel-general do exército francês durante a Guerra da Independência, sob o reinado de Joseph Bonaparte (1810 - 1812).
Durante o reinado de Fernando VII (1814 - 1833), no período do triênio liberal (1820-1823), El Puerto é novamente ocupado e tomado como quartel-general pelas tropas da Santa Aliança, exército francês conhecido como Cem Mil Filhos da San Luis, sob o comando do Duque de Angoulême, para acabar com a resistência liberal que se refugiava em Cádiz e para libertar o Rei Fernando VII. Libertado do rei, desembarca em El Puerto e revoga a Constituição de 1812, impondo assim o poder absoluto da coroa.
A partir deste momento, as vicissitudes da história, os sucessivos confiscos religiosos e civis, as mudanças sociopolíticas de cada momento, bem como o desenvolvimento da indústria do vinho, provocam a expansão da economia local e do espaço urbano, marcando a vida e as pessoas desta cidade.
El Puerto de Santa María é uma cidade espanhola localizada na província de Cádiz, na comunidade autônoma da Andaluzia.
Situa-se na margem e foz do rio Guadalete. A população do município em 2008 era de 86.288 habitantes e está em ligeiro aumento. Possui uma superfície de 159 km² e uma densidade populacional de 541,53 hab / km². Suas coordenadas geográficas são 36º 36´ N, 6º 13´ W. Está localizado a uma altitude de 6 me 21 km [1] da capital provincial, Cádiz. Em seu termo municipal faz parte da Base Naval da Rota. [3]
Segundo a lenda, a cidade foi fundada por Menesteo, um rei ateniense que participou da Guerra de Tróia. Quando a guerra acabou e ele estava voltando para casa, seu trono foi invadido e ele teve que emigrar. Navegando sem destino, acabou na foz do rio Guadalete e fundou a cidade, Puerto de Menesteo. Este evento histórico ocorreu em 1184 ou 1183 aC, já que a Guerra de Tróia ocorreu entre 1194 e 1184 aC, aproximadamente 3.200 anos.
Segundo alguns arqueólogos, o primeiro Gadir, como primeiro aglomerado urbano ou centro de negócios, foi construído no que hoje é o Castillo de Doña Blanca, [4] deixando o que hoje é Cádiz como um local sagrado e seu posterior uso como centro urbano para o s.VII-VI.
El Puerto de Santa María é conhecida como A Cidade dos Cem Palácios, embora o passar do tempo e o abandono tenham feito com que muitos destes elegantes edifícios estivessem praticamente destruídos. Produto da atividade comercial com a América Espanhola ou com as Índias nos séculos XVII e XVIII, autênticos palácios foram construídos na cidade adaptados às necessidades dos grandes mercadores que também receberam o nome de Portadores das Índias.
Atualmente (2009) importantes projetos são realizados na cidade, como a construção de uma segunda ponte, a reforma da antiga prefeitura e a reforma do centro da cidade.
Monumentos religiosos
Mosteiro de La Victoria, anteriormente usado como prisão, El Puerto Penal
Ermida de Santa Clara
Convento do Espírito Santo, ss. XV-XIX
Convento de São Francisco (século 16)
Igreja do milagroso
Palácios
Palácios de Chargers às Índias (séculos XVII-XVIII)
Vizarrón House
Outros Monumentos
Fonte das Galeras
Old Lonja de El Puerto (século 18)
Monumento a Paquirri
Edifício San Luis Gonzaga
O Vapor do Porto
Complexo endorreico de Puerto de Sta. María
Complexo urbano da vinícola Campo de Guía (século 19)
Praça de Touros El Puerto
Fonte em homenagem a Lucía, Celia e Alberto.
Parques e jardins
Parque Calderón
Parque da europa
Praças e avenidas
Praça da Espanha
Praça Isaac Peral
Praça Polvorista
Praça Ave Maria
Jail Square
Herreria Square
Depósitos
Sítio arqueológico de Doña Blanca
Campo El Aculadero
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